Alimentos pobres em nutrientes provocam o envelhecimento precoce e prejuízos para a estética.
Uma alimentação saudável contribui não somente para a saúde do corpo como também manter uma boa aparência. Mas você sabia que há certos alimentos que podem acelerar o envelhecimento de sua pele?
Quem quer manter uma aparência jovem e saudável deve evitar o consumo de refeições pobres em nutrientes, que podem até provocar uma saciedade momentânea, mas não conseguem nutrir, favorecendo o envelhecimento cutâneo.
Excesso de açúcares, carboidratos e gorduras estão presentes nos doces, embutidos, refeições congeladas, entre outros, que são cada vez mais consumidos devido à correria do dia a dia.
E para proteger a sua pele, além de hidratação com líquidos e uso de filtro solar, uma boa alimentação a fortalece e deixa mais firme e saudável, com aparência mais jovem.
E se você quer manter sua pele lisinha e com saúde, evite os alimentos que reunimos neste artigo. Conheça quais são eles.
1. Açúcar
Como já citado, o açúcar, presente em doces, bolos e biscoitos, etc, contribui para a formação de AGEs, que prejudicam a produção de colágeno, além de atuar no processo inflamatórios, como a acne e obesidade.
Você pode substituí-lo com as frutas frescas ou secas, adocicadas naturalmente, continuam sendo a melhor aposta.
2 – Cafeína
A ideia não é para abandonar a cafeína mas evitar o excesso. Porque a substância é diurética, o que leva a eliminação de fluídos, consequentemente, esgota a umidade. E a pele também é prejudicada, porque bebidas com cafeína são ácidas e criam poros microscópicos na superfície.
3 – Batata frita
Tão amadas, as saborosas batatas fritas causam a reação de glicação, com a formação de AGEs e aumentam a produção de radicais livres. E o sal que geralmente é servido nelas, acaba desidratando a pele. Substitua a batata frita por batata doce assada com um fio de azeite e uma pitada de sal marinho.
4 – Pão branco
Feito com farinha refinada os pães brancos também são prejudiciais à pele por causa do processo de glicação. Portanto você pode consumir nas versões integrais, com grãos que são fontes de fibras
5 – Comidas congeladas
Este alerta vale para todos os alimentos ultraprocessados, como o hambúrguer de caixinha ou o do fast-food que se costuma pedir pelos aplicativos. Porque além de aditivos químicos, pode haver alta concentração de sódio, carboidratos refinados e conservantes.
6 – Margarina
A margarina é uma gordura modificada que contém aditivos químicos ,que podem danificar o colágeno e a elastina, ideais para firmeza da pele. Ela pode ser substituída por pastas de abacate, de amendoim, queijos magros e ricota. E até mesmo a manteiga é uma opção mais saudável.
7 – Embutidos
Os embutidos como salsicha, calabresa, bacon e linguiça contém muito sódio e gorduras saturadas, que desidratam a pele e enfraquecem o colágeno. Portanto produtos feitos com proteínas vegetais (feijão, grão-de-bico, ervilha, soja) ou pelas versões artesanais com menos conservantes e sódio, são substituições ideais.
8 – Suco industrializado
Por conter açúcar, sódio e conservantes os sucos de pacote ou industrializados causam danos à pele e ao organismo. O melhor é consumir as frutas naturalmente.
9 – Refrigerante
Não é novidade que o consumo de refrigerantes, ricos em açúcar ou adoçantes artificiais, prejudicam a saúde. E ele pode estar associado às causas de envelhecimento acelerado. Se bater a sede, opte por água mineral, natural ou gaseificada, com limão ou outra fruta cítrica, ricas em antioxidantes.
10 – Álcool
O consumo de álcool causa vários danos à pele, como vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas. Mesmo o vinho tinto que pode ter benefícios, deve ser em pequena quantidade e por pessoas capazes de metabolizar o álcool.
Invista nos alimentos naturais!
var /*674867468*/