A regra é clara! Para ganhar massa muscular, além de pegar pesado no treino, é preciso investir em uma boa alimentação, que tenha principalmente proteína. Sem a mesma, o tecido muscular não se forma e o resultado não aparece. Mas ela não é o único componente essencial em sua dieta.
Assim, além da proteína, o carboidrato, gordura boa, vitaminas, minerais, água e sono reparador são excelentes armas para a hipertrofia.
E esses nutrientes são encontrados em uma grande variedade de alimentos, que podem ser inseridos em seu dia a dia, se escolhas estratégicas forem realizadas.
E para te ajudar, separamos abaixo os principais alimentos que contribuem para a hipertrofia muscular e assim você consegue alcançar os resultados desejados. Então aproveite a leitura!
Frango
Um clássico no meio maromba, o peito de frango é um alimento proteico muito consumido por quase não apresentar gordura. É uma rica fonte de proteína de alto valor biológico, portanto, ideal para quem quer ganhar músculos.
E outra vantagem é que ele pode ser usado em muitas receitas, não se limitando como filezinho grelhado. Pode servir de recheio de: omeletes, panquecas, tortas, sanduíches e salgados.
Ovo
Outra grande opção proteica é o ovo. Um alimento prático e versátil, ele é fácil de se consumir e também pode fazer parte de diversas receitas e não pesa no estômago.
Outra grande vantagem é que a gema fornece gorduras boas, e a clara fornece albumina, super indicadas para quem quer hipertrofiar. Também oferece a colina, uma vitamina importante no controle da respiração, da frequência cardíaca e da atividade dos músculos.
Batata-doce
Outro alimento bastante procurado é a batata-doce. Com uma fonte de carboidratos, o alimento também tem muitas fibras, o que a torna de baixo índice glicêmico.
Isso significa que ela não promove o pico de insulina, que aumenta a gordura corporal. Em outras palavras, ela dá energia sem colaborar para o ganho de peso. Pode ser consumida de forma cozida ou assada, e servir de massa para lanches fit, como a coxinha, por exemplo.
Chia
A semente de chia é muito poderosa para quem quer hipertrofiar. É proteica e contém fibras. Além disso, o seu Ômega 3 é alto, e tem um grande poder anti-inflamatório, ajudando muito na recuperação e na fadiga muscular.
Mandioca
Uma grande fonte de carboidratos, a mandioca também tem muitas fibras, vitaminas e minerais. Sendo assim, ela funciona como a batata doce, dando energia, por isso é considerada como carboidrato bom.
Outra boa razão para comer a mandioca, aipim ou macaxeira — dependendo da região — é a variedade de pratos que dá para fazer com ela. Cozida, assada, no escondidinho, nos salgados fit e onde mais achar gostoso. Aliás, ela é um ótimo pré-treino.
Pode ser consumida como um pré-treino, devido a seu potássio, mineral importante na contração muscular e que evita as câimbras.
Pasta de amendoim
A pasta de amendoim, devemos dizer que também é um dos alimentos para hipertrofia mais famosos. Sim, ela tem muita gordura, mas felizmente é do tipo boa, que dá energia em treinos mais longos.
Água
Por último, mas não menos importante está a nossa querida água. Ela é essencial para a hidratação do corpo, Beba bastante deste líquido não apenas nos treinos, mas diariamente.
O organismo precisa de água para trabalhar, inclusive para a contração muscular e todas as atividades que fazemos.
Assim, você conheceu os alimentos que contribuem para a hipertrofia e seus benefícios. Inclua hoje mesmo em sua dieta e veja os resultados chegarem. Mas não esqueça de consultar um profissional em nutrição, para potencializá-los.