Ajuda a emagrecer, mantém a saúde e faz bem ao cérebro… veja essas e outras vantagens em consumir o gengibre no seu dia a dia
O gengibre é um grande aliado para quem quer emagrecer e também manter uma alimentação saudável. Ao longo de sua existência, ele foi usado de forma medicinal, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Portanto, não há dúvidas que o seu consumo representa diversos benefícios ao nosso organismo. Principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos.
Mas reforçando o seu uso medicinal, a ação antioxidante e anti-inflamatória do gengibre auxiliam na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago.
O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas à água, sucos, iogurtes ou saladas.
Veja a seguir os principais benefícios do gengibre
Perda de peso
O benefício mais conhecido do gengibre é a perda de peso. O metabolismo é estimulado no corpo, atuando na queima de gordura corporal.
Isso ocorre por causa dos compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz. Eles atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.
Combater azia e gases intestinais
Além do emagrecimento, o gengibre também ajuda a combater a azia e gases intestinais. A dica é consumir a raiz na forma de chá para obter esse benefício.
Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água. De acordo com especialistas, o ideal é que sejam ingeridas 3 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.
Antioxidante e anti-inflamatório
Como já citamos, o gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.
Estômago protegido contra úlceras
O gengibre ajuda ainda a proteger o estômago contra as úlceras. Porque ele atua contra a bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago.
Apesar de todos esses benefícios, vale lembrar que o gengibre deve ser consumido conforme orientação do nutricionista, pois diabéticos, hipertensos e outras doenças, necessitam cautela.