A intolerância alimentar atinge cada vez mais pessoas. Saiba como identificar os sintomas e fazer a prevenção
Ter intolerância a algum tipo de alimento pode gerar transtornos na vida de várias pessoas. Assim, consumir determinados alimentos provoca reações no organismo, como uma resposta imunológica do corpo.
A absorção de nutrientes é uma das etapas necessárias do processo de alimentação. Mas com a intolerância, o organismo fica incapaz ou faz o processo com dificuldade de aproveitar os nutrientes.,
E o resultado é um extremo desconforto, com vários sintomas associados. Como como problemas intestinais, respiratórios, surgimento de manchas e coceira na pele.
Estes sintomas frequentemente são confundidos com as alergias. Mas diferente delas, a deficiência de enzimas responsáveis pela digestão pode causar a intolerância de alguns elementos como a lactose, por exemplo, que é diferente da alergia à proteína do leite de vaca.
Portanto, apesar de incômodos, as reações são menos perigosas do que as causadas pelas alergias. Contudo, é preciso cuidado para não evoluir para um quadro mais grave.
E como saber se tenho intolerância?
Um dos problemas mais comuns no paciente que sofre com intolerância alimentar é ter esses sintomas após o consumo do alimento. Eles demoram apenas algumas horas para se manifestar.
Desta forma, se isso ocorre em seu organismo, é preciso identificar qual o alimento que está causando o problema. Mas isso não é tão simples.
Nestes casos é fundamental buscar uma consulta médica, que vai avaliar, com exames específicos para identificar a substância causadora da intolerância.
O diagnóstico é feito principalmente através da análise dos sintomas apresentados. Alguns exames, como o de sangue, podem ser usados como apoio no processo.
Assim, os sintomas podem variar de pessoa para pessoas, mas o que estão mais relacionados ao consumo de certos alimentos são:
- náuseas
- vômito
- dores de estômago
- prisão de ventre
- diarreia
- irritabilidade
- enxaqueca
- coceiras, manchas e feridas na pele
- batimentos cardíacos acelerados após comer
Mesmo que você tenha essas manifestações após consumir alguns alimentos, é preciso consultar um especialista para ter certeza do seu diagnóstico.
Seu médico pode ajudar você a interpretar os sinais, e, claro, descartar do diagnóstico outras patologias com sintomas similares.
Alimentos associados à alergias e intolerâncias
- chocolate
- frutas cítricas
- aditivos alimentares
- leite
- queijo
- ovos
- nozes
- amendoim
- frutos do mar
- trigo, cevada
- glúten
- soja
Portanto, se você suspeita de que sofre com algum tipo de alergia alimentar, não deixe de consultar um médico para um diagnóstico preciso.
E também se avalie com um nutricionista, para equilibrar sua alimentação sem os alimentos que seja intolerante, não faça por conta própria, pois pode acarretar em deficiências de vitaminas e minerais.