Pessoal, vamos falar sobre prevenção?
Mudança de estações sempre aumentam riscos de viroses. O verão está acabando, quero acreditar que não, mas já pensou se essa crise durar até o inverno, onde as doenças respiratórias são mais frequentes?
Hoje o foco não é hipertrofia, emagrecimento ou doenças crônicas e sim IMUNIDADE ok?
- Siga as orientações dos órgãos de saúde. Nada será efetivo se não cuidarmos do básico;
- Durma!! Nada é tão poderoso quanto o sono para esse objetivo. Ao dormir, recuperamos nossos sistemas, ocorre uma faxina, reparos, onde o corpo humano, sábio como sempre saberá o que fazer. E o melhor, é de graça;
- Invista em algo que controle seu estresse. Parece bobo, mas ele agride muitas funções importantes do corpo, principalmente o sistema imune. É comum se estressar com essas várias mudança na rotina que afeta todos nós. Mas descuidar dessa parte só irá piorar;
- Se hidrate;
- Pratique atividades físicas, mesmo que seja em casa;
- Se alimente bem. Pensando em imunidade investir em nutrientes como: selênio, zinco, vitamina C, glutamina, vitamina D, Ferro, vitamina A, probióticos, prebióticos, ômega 3, entre outros.
- Aumentar o consumo de antioxidantes, priorizando 3 porções de frutas e verduras ao longo do dia. Alimentos como acerola, goiaba, suco de laranja com limão, açaí, castanha do Pará, alho, cebola, sálvia, alimentos fermentados, kombucha, kefir, própolis, cogumelos, batata yacon, gengibre, tomate (principalmente em forma de molho) cúrcuma, equinácea, aloe vera. Poderíamos ficar horas aqui…
- Evitar industrializados, aditivos químicos, agrotóxicos, pois são responsáveis por alterar nossa barreira protetora intestinal. Lembrem-se que a saúde começa no intestino.
- Suplementação, para quem fica muito fora de casa, não pode cozinhar, vale a pena investir na suplementação desses nutrientes, o importante é consumir. Mas aí cada caso é um caso e deve ser individualizado. Converse com o seu nutricionista, independente do seu objetivo nutricional (que será respeitado) agora é hora de priorizar sua imunidade e das pessoas que convivem com você.