Uma alimentação equilibrada é buscada por pessoas que querem um corpo mais bonito e também para cuidar da saúde.
A busca por uma alimentação equilibrada leva mais pessoas a buscar ajuda nutricional. Mas há dois caminhos diferentes que levam a isso. O primeiro é quando a estética começa a incomodar. Já o segundo caso ocorre quando a pessoa necessita de uma vida mais saudável.
E o sonhado corpo perfeito, amplamente divulgado na mídia, é um dos maiores motivadores das pessoas a recorrerem a dietas para perder peso e começar a prática de atividades físicas.
Mas em muitos casos, essas tentativas não estão necessariamente ligadas à saúde do corpo, pois o principal objetivo é emagrecer mais rápido. Assim, as chances de investir em dietas arriscadas são maiores.
Contudo, saiba que a nutrição aliada à estética visa não apenas melhorar a beleza do corpo, mas a sua saúde em geral.
Uma alimentação equilibrada ajuda na melhora nas estrias, flacidez, queima de gorduras do corpo. E também leva todos os nutrientes que ele necessita para o seu bom funcionamento.
E independente da idade, uma alimentação saudável e pensada na estética pode ser iniciada. Por meio de orientações de especialistas, é possível retardar o envelhecimento e melhorar a autoestima do corpo, com saúde.
Assim, apostar em alimentos saudáveis também potencializam os resultados estéticos, dando à pessoa saúde e bem-estar.
Cuidado com as dietas “milagrosas”
E vale lembrar que dietas não balanceadas, que excluem totalmente algum grupo alimentar, como carboidratos, lipídeos ou proteínas, podem ser prejudiciais para uma vida saudável. Então tome cuidado com as dietas “milagrosas” que priorizam apenas a estética.
Qualquer restrição alimentar deve ser avaliada por um nutricionista, que indicará quais as alternativas e quantidades ideais para o seu corpo, sem que ele seja prejudicado.
Quando tem deficiência de carboidratos, o corpo manifesta fadiga, cansaço e tonturas, e o consumo exagerado somente de proteínas pode elevar a homocisteína, composto químico que aumenta as chances de problemas cardiovasculares, junto com irritabilidade, ansiedade, dispersão e insônia.
Já a falta de lipídios de energia é prejudicial na produção de hormônios e vitaminas importantes ao corpo, como a A, importante para o sistema imunológico, vitamina D, que influencia na diferenciação celular, vitamina E, que apresenta ação antioxidante, e vitamina K, fundamental para manter os ossos saudáveis.
Esses componentes estão presentes no abacate, azeite de oliva, peixes gordurosos, semente de linhaça e de chia, castanhas.
E quando ocorre a falta de proteínas, alguns dos problemas causados é o sistema imunológico comprometido e perda de massa muscular.
Se você quer combater a gordura e flacidez do corpo, além de praticar atividades físicas aposte em alimentos como a goiaba, tomate, kiwi, abacaxi, morango e salsa, batata, cacau, carnes magras, feijão, lentilha, castanhas, aveia, muita água, entre outros. Eles ajudam na estética do corpo, sem prejudicar a saúde. Evite os alimentos ultraprocessados por conterem baixo valor nutricional, muito sódio e calorias, além de aditivos químicos que fazem mal ao corpo de forma geral.