Todo o acompanhamento necessário para gestantes, bebês, crianças e adolescentes.
Uma alimentação adequada desde a gestação e durante toda a infância aumentam as chances da criança se desenvolver de maneira adequada, ter bons hábitos alimentares, melhor qualidade de vida, prevenindo doenças futuras, se tornando assim, adultos mais saudáveis!
Gestação
A importância de uma alimentação equilibrada durante a gestação, envolve aspectos como o controle do peso gestacional, sistema imunológico da mãe, preparo para amamentação, contribuindo para a redução do risco de diabetes gestacional e síndromes hipertensivas, como a pré-eclâmpsia.
Deficiências de nutrientes podem ocorrer nessa etapa, comprometendo a saúde do bebê, sendo essencial o acompanhamento nutricional e até mesmo suplementação em alguns casos.
O estilo de vida, metabolismo e hábitos alimentares da mãe podem influenciar no DNA do bebê, podendo a criança desenvolver obesidade, diabetes e até alergias alimentares. Algumas situações são comuns durante a gestação como as náuseas e vômitos, que são frequentes no primeiro trimestre de gestação.
Isso pode ocorrer devido a alterações hormonais aumentando a capacidade do olfato, deixando a gestante mais sensível a determinados tipos de odores, na verdade um instinto de defesa, pois a gestante consegue identificar desde já os alimentos que podem estar estragados, deixando de consumi-los.
O nutricionista adere a condutas capazes de amenizar os sintomas, como fazer refeições pequenas, fracionadas, consumir alimentos com baixo teor de gorduras Normalmente, a partir da 14ª semana, esses sintomas diminuem e ocorre um aumento do apetite.
Azia é outro sintoma comum, que ocorre devido à pressão do útero sobre o estômago.Comer e mastigar devagar, evitar longos períodos de jejum, fracionar as refeições e evitar grandes quantidades de alimentos.
É necessário um atendimento nutricional individualizado, para que essa fase maravilhosa da vida da mulher, ofereça menos desconforto. Além disso, algumas condutas que dão certos para algumas mamães, podem não funcionar com outras.var /*674867468*/