O kefir ajuda a manter a saúde na região intestinal e no organismo em geral. Saiba mais!
Você já ouviu falar do kefir? Trata-se de uma bebida fermentada feita a partir de grãos de kefir junto com leite ou água, que proporciona melhora na saúde do organismo especialmente na flora intestinal.
Este alimento tem chamado a atenção devido aos seus benefícios e por ser rica em nutrientes. Os grão contém vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, como cálcio, fósforo, magnésio, triptofano e vitaminas A, B2, B12, D e K.
De aparência que lembra um iogurte, o kefir tem um gosto bem característico. Apesar de a bebida ser bastante conhecida, seus benefícios e suas propriedades ainda são estudadas pelos cientistas.
Assim, o líquido também tem em sua composição bactérias e leveduras probióticas, ou seja, que promovem a saúde geral do organismo.
Neste artigo você vai acompanhar mais sobre o kefir e que benefícios ele pode trazer para o seu corpo e a sua saúde. Confira!
Kefir: o que é?
O kefir é um alimento vivo, em forma de bebida fermentada rica com muitos nutrientes e probióticos.
Os grãos são formados por microrganismos compostos por bactérias e leveduras, que contêm muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas.
Entre os benefícios do kefir estão:
- ajuda na imunidade
- desinflama o intestino
- melhora a densidade óssea
- combate alergias
- previne doenças respiratórias
- desintoxica o organismo
- contribui no emagrecimento.
Confira outros benefícios aqui: https://jsnutri.com.br/9-beneficios-do-kefir-para-a-sua-saude/
E o modo de preparo é muito importante para preservar todas as suas propriedades. Assim, deve-se seguir as etapas de fermentação e consumi-lo fresco, quando as bactérias estão vivas. Se for aquecido, ele perde parte das funções.
Como preparar o kefir?
Cultivados no leite de vaca, cabra ou ovelha, os grãos de kefir tem um preparo fácil. Você pode cultivar ou conseguir por meio de doação. Ou comprando em locais especializados.
Assim, conforme você cultiva, os grãos irão crescer, se reproduzir, e você poderá, da mesma forma, doá-los. E também vai precisar de leite integral.
Separe um recipiente de vidro para fermentar os grãos, um pano estilo voal ou gaze, uma peneira e um recipiente de vidro para armazenar o seu leite já fermentado. A.
Veja abaixo um passo a passo de como preparar.
- No recipiente de vidro coloque o leite.
- Adicione de 1 a 2 colheres (sopa) de grãos de Kefir
- Cubra com um pano estilo voal, como gaze ou fralda
- Prenda com um elástico e deixe fermentando por 24 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.
Depois é só coar os grãos de kefir e transferi-lo para um novo leite. E armazenar o líquido fermentado em um recipiente de vidro com tampa em refrigeração. Não use colher de metal e certifique que todos os utensílios estão limpos, é bom serem esterilizados com água quente também. Se for usar os grãos de kefir comprado, a quantidade de grãos será menor na primeira fermentação, mas basta seguir a recomendação do fabricante que dará certo.
E o kefir pode ser consumido puro ou em receitas, com frutas e outras variedades. Você pode também acrescentá-lo em iogurte ou queijos caseiro. Ou pode coar o líquido usando a parte do coador como iogurte grego, para fazer patês. Assim você estará incrementando as suas receitas e gerando ótimos benefícios à saúde de seu corpo! Para quem não pode consumir leite existe o kefir de água, que após as primeiras fermentações pode ser utilizados em sucos de frutas, como o de uva integral que fica ótimo!