Estilo de vida e estado nutricional influenciam diretamente na fertilidade e saúde. Veja como
Muitos casais têm o sonho da gravidez, mas pode ser um grande dilema para algumas pessoas que desejam ter filhos.
A infertilidade afeta cerca de 80 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E no Brasil, cerca de 8 milhões de pessoas têm dificuldades de gerar um bebê.
Mas bons hábitos alimentares exercem uma grande influência para a fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres.
E outros estudos afirmam que o baixo peso (IMC menor que 19 kg/m2) e sobrepeso ou obesidade em mulheres (IMC maior que 25 kg/m2) geram mais chances de infertilidade ou ou problemas na gravidez.
Então como você pode perceber, ter uma rotina saudável de alimentação e manter o peso em equilíbrio ajudam a você que deseja engravidar de forma saudável.
Nutrição é aliada da fertilidade
Sem dúvidas, a alimentação é fator fundamental para o bom funcionamento do corpo. E influencia também na qualidade dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
Assim, tudo que ingerimos afeta diretamente o funcionamento de nosso organismo. A fertilidade está relacionado com a capacidade do organismo em melhorar a qualidade das células reprodutivas.
Por isso quando a mulher engravida, a demanda de nutrientes aumenta, que o embrião seja capaz de se desenvolver completamente.
Em padrão alimentar inadequado pode causar desequilíbrios orgânicos, que dificultam a fertilidade ou ainda mais uma gestação ‘’natural”. Portanto, homens e mulheres devem se preocupar de forma igual com a infertilidade
Esse cuidado com a alimentação deve ocorrer tanto pelo homem quanto pela mulher. Uma boa alimentação melhora o aspecto do espermatozóide (qualidade, quantidade e motilidade) e ainda otimizar a fertilidade.
E para a mulher, consumir bons nutrientes corrige as disfunções hormonais.
Como fazer isso?
Então uma alimentação balanceada é fundamental para estimular os hormônios na fertilização e também ajuda na produção e liberação dos óvulos viáveis.
Se você deseja engravidar, deve procurar um especialista com no mínimo três meses de antecedência.
Ele vai elaborar um plano alimentar capaz de ofertar nutrientes e quantidades adequadas,visando a qualidade do óvulo e previnem a formação de radicais livres, que podem causar a má formação dessa unidade.
Mulheres que querem engravidar devem consumir alimentos ricos em:
- ácido fólico
- ferro
- zinco
- selênio
- Vitamina B6
- Vitamina E
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina D
Alguns alimentos devem ser evitados no período pré-concepção, além disso a fertilidade está relacionada à saúde da tireóide, o que também requer uma dieta balanceada. Daí a importância do acompanhamento nutricional, já que o nutricionista poderá oferecer todas estas recomendações adaptadas para cada paciente.
Então se você pretende engravidar, não deixe de consultar um nutricionista e montar o melhor plano para a sua realidade.
Gostou? Confira mais dicas sobre nutrição no nosso blog!var /*674867468*/