Doces são tão saborosos e irresistíveis não é? Porém para quem iniciou um processo de reeducação alimentar, eles são um grande obstáculo para alcançar os objetivos desejados.
Mas nem tudo está perdido! Você sabia que certos nutrientes podem ajudar a controlar o desejo de comer açúcar? Sem dúvidas uma boa notícia para quem precisa reduzir esses alimentos.
Precisamos estar atentos à quantidade de açúcar que ingerimos. Ele pode ser prejudicial não apenas para o seu peso como também para a saúde.
Algumas mudanças de hábito, como: trabalhar o autocontrole, fazer substituições, beber água, escovar mais os dentes e recorrer aos alimentos certos ajudam você a controlar o desejo por doces.
Neste post, você vai aprender sobre alguns alimentos que vão ajudar a reduzir a vontade por doces e a não sabotar a sua dieta e, principalmente, a sua saúde. Veja!
Alimentos que reduzem a vontade de comer doces
Bananas e tâmaras
As bananas e as tâmaras são fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor importante para sistema nervoso central. Ele proporciona o bem-estar, combatendo o estresse e reduzindo a ansiedade.
O sabor doce de ambas as frutas é um ótimo substituto, além de vitaminas e minerais que elas possuem.
Canela
A canela ajuda no controle da glicemia, reduzindo o nível de glicose no sangue e como resposta os níveis da insulina.
Os carboidratos simples, como o açúcar presente nos doces provocam um aumento rápido na glicemia e pico nos níveis de insulina.
Carnes Magras
As carnes de frango, peixe, peru, por serem magras, ajudam a ter uma digestão mais lenta, e são grandes fontes de proteínas.
Por propiciar mais saciedade ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. As opções assadas ou cozidas são as melhores.
As carnes produzem cromo, um mineral que potencializa a ação da insulina e faz com que o indivíduo necessite de menor quantidade de carboidratos para atingir a saciedade.
Aveia
A aveia é um cereal que estimula a saciedade, pois contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.
Também contém vitamina B5 ou ácido pantotênico que ajudam a controlar o desejo de consumir açúcar.
Leites e derivados
Os leites e seus derivados, como queijo ou o iogurte, auxiliam na produção de serotonina, que controlam o humor e da vontade de consumir mais doces.
Eles também produzem cromo, que também reduz a compulsão por doces. Podem ser consumidos isoladamente ou em preparações de baixo valor calórico como smoothies de frutas.
Oleaginosas
Sementes como castanhas, amêndoas, nozes são compostas principalmente por gorduras do tipo insaturadas, que são benéficas à saúde cardiovascular.
As fibras alimentares tornam o esvaziamento gástrico mais lento e, com isso, menor pico na glicemia. Assim, a compulsão por açúcar é controlada.
Portanto, inclua esses grupos de alimentos em seu cardápio, e seu desejo por doces será controlado!
Agende sua consulta! var /*674867468*/