Ícone do site Hacked By Demon Yuzen

Sono reparador e sua saúde

Além de evitar o cansaço ao longo do dia, dormir bem proporciona uma série de benefícios. Veja quais!

Quem não gosta de uma boa noite de sono? Dormir bem deixa o seu corpo revigorado e descansado, renovando as energias para o dia a dia. Mas não é somente esse o benefício de um sono reparador, sabia?

Aliás, ter um bom sono diariamente é tão importante quanto uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Porque é no sono que nosso corpo recarrega o seu sistema imunológico, neurológico e outras funções. 

Especialistas recomendam que diariamente o sono deve durar de 6 a 8 horas sem interrupções, pois acordar diversas vezes durante a noite pode ser prejudicial à saúde, de acordo com a neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz.

Segundo ela, ter um sono de pouca qualidade acaba desorganizando o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios. E isso favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. 

Por isso, dormir bem é um dos elementos fundamentais para uma boa saúde, tanto física quanto psicológica. 

E qual os benefícios de um sono reparador? 

Como você pode ver anteriormente, não apenas para descansar o corpo e mente, mas dormir bem ajuda na prevenção da saúde em geral. Veja a seguir quais os principais benefícios do sono reparador. 

Memória

Além de descansar a mente, ter uma boa noite de sono te ajuda a absorver melhor as informações do dia a dia. Quando se passa um longo período sem dormir, o efeito é reverso, segundo um estudo realizado pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. No descanso, ocorre a síntese de proteínas das conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

Previne depressão

Dormir bem também reduz as chances de desenvolver depressão. Quando se dorme de 

seis a oito horas por noite há melhora na qualidade de vida e os níveis de depressão costumam ser mais altos em pessoas que têm sono de baixa qualidade, além de sofrer  piora na qualidade de vida.

Melhora o desempenho físico

Quem dorme bem tem melhor produção do hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento e emagrecimento. Isso porque essa substância tem sua produção iniciada durante a noite. E quem tem constantes interrupções de sono não consegue uma boa produção. 

Este hormônio ajuda a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Previne a obesidade

Além de produzir o hormônio GH, um bom sono produz a leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade, ajudando na prevenção da obesidade. Além disso, quem dorme pouco tem maior quantidade de grelina, uma substância que está relacionada a fome e a redução do gasto de energia.Quem dorme pouco tem mais apetite no dia seguinte e geralmente por carboidratos.

Controla o diabetes

Quem sofre de insônia tem maior resistência insulínica, tornando o controle do diabetes mais difícil. Segundo estudiosos dos Estados Unidos, portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência insulínica que os portadores com sono de qualidade.

Além dessas há outras vantagens em ter um sono reparador para a saúde física e mental. Que tal se preparar para uma noite bem dormida? Se tiver dificuldades, não deixe de procurar orientação profissional.