Ícone do site Hacked By Demon Yuzen

Benefícios do jejum intermitente

Muito além de emagrecimento mais rápido, o jejum intermitente gera outros benefícios ao praticante. Venha conhecer quais! 

O desejo de emagrecer está no cotidiano de muitas pessoas que além de praticar atividades físicas, buscam alternativas na alimentação para um resultado mais rápido. E por isso muitas aderem ao jejum intermitente.

Trata-se de uma estratégia em que você fica sem se alimentar durante algumas horas do seu dia e durante sua janela alimentar, segue com sua alimentação normalmente. Na ausência de alimentos, nosso corpo recorre aos estoques, e utiliza a gordura corporal como fonte de energia. Esta prática gera diversas discussões, apesar de parecer ser uma “moda” seguida por diversas celebridades e digital influencers, o jejum é uma prática milenar, adotada por várias civilizações.

E vale lembrar que não se trata de nenhum tipo de dieta e sim o ato de não ingerir nenhum alimento por um longo período. E por isso deve ter um acompanhamento profissional, pois nem todos os corpos estão preparados para essa técnica. Pode ocorrer desnutrição, perda de massa magra, além de outros efeitos indesejados como dores de cabeça, queda de cabelo, mal humor.

Mas quando bem realizado, pode trazer os resultados surpreendentes, como o emagrecimento. E não só isso! Ela pode trazer outros benefícios ao corpo sabia?

Gostaria de saber mais? Então continue a leitura!

E quais são os benefícios do jejum intermitente?

Um  estudo feito pelo Salk Institute e da Escola de Medicina Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, mostrou que além da perda de peso, o jejum intermitente também diminui os sintomas de doenças decorrentes de quem sofre com a síndrome metabólica, como a pressão arterial e colesterol altos.

Existem vários estudos confirmando benefícios do jejum do metabolismo de animais e humanos. Nosso corpo se regenera, aumentando o sistema imunológico.

O jejum contribui para potencializar a desintoxicação, ajudando seu corpo a se livrar de substâncias nocivas, quando nosso sistema detox não funciona bem, acumulamos toxinas, gerando uma inflamação.

Melhora a concentração, memória, disposição física e mental. Para quem sofre de problemas digestivos, pode ser uma boa estratégia, para dar um repouso ao metabolismo enquanto ele em si, trabalha para se recuperar.

Tem ação anti-envelhecimento por estimular o organismo, evitando doenças e fazendo os órgãos e tecidos do corpo viverem mais tempo, favorecendo a longevidade. Melhora o sono e ao acordar quem pratica se sente mais disposto.

Ajuda a regular os hormônios como insulina e hormônio do crescimento, ajuda a controlar a fome e ao contrário do que muita gente pensa, promove saciedade.Isso facilita para quem precisa emagrecer, sem ter que fazer dietas muito restritivas, pois não comer por um tempo, é mais fácil do que sempre comer pouco. Depois que passamos o período de adaptação começamos a perceber os impactos na saúde. 

Fora os benefícios estéticos, pois além de emagrecer, melhora a retenção líquida, celulite, favorece uma pele mais jovem. Existe um preconceito, falta de informação, e pessoas que fazem o jejum de forma errada. Mas praticantes do jejum correto, sentem e aprovam seus benefícios.

É importante saber que em sua janela alimentar (período em que irá se alimentar) sua alimentação deve ser saudável, rica em fibras, antioxidantes, fitoquímicos e nutrientes. Deve priorizar sua hidratação, do contrário pode ocorrer prisão de ventre e deficiências de nutrientes. Após um longo período sem comer, seu corpo irá absorver o máximo que puder e se sua alimentação for composta por industrializados, gordura saturada, açúcares, frituras, certamente sua experiência com o jejum não será positiva. 

Por isso, busque ajuda profissional para te orientar antes de iniciar o jejum, e em qual protocolo será melhor para seus hábitos de vida, para a intermitência adequada evitando o efeito platô. Assim como o que você precisa comer antes e após, para aproveitar todos os benefícios desta prática.

 

Agende sua consulta!