A acne pode aparecer em qualquer fase da vida, mas na adolescência o índice de chance é de 95% para os homens e de 83% para mulheres.
Qual a melhor alimentação para acne?
Alguns alimentos estimulam a produção de sebo, alguns fatores podem contribuir para essa produção como a secreção de insulina, e a fabricação de hormônios andrógenos.
Peixes
Salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, que possui ação anti-inflamatória, retardando a produção de sebo pelas glândulas.
Vegetais verde-escuro
Neste grupo, os mais importantes são o espinafre, e outros vegetais da mesma cor como a couve. Esses alimentos possuem um alto teor de vitamina A e por isso, contribuem para manter uma pele mais saudável.
Em alimentos alaranjados também encontramos a vitamina A, como por
exemplo, a cenoura, o mamão e a abóbora.
Sementes oleaginosas
Essas sementes contém um alto teor de zinco em sua composição, além desses podemos consumir também as carnes, esses alimentos têm a função de controlar as bactérias que podem causar infecção na pele.
Frutas cítricas
Frutas como acerola, morango, maracujá, laranja e limão contém vitamina C em sua composição, que atua no combate aos radicais livres, que podem acelerar o envelhecimento.
Outro potente antioxidante é vitamina E, encontrada em alimentos como o abacate, ovo, óleos vegetais, e oleaginosas. Selênio, biotina e magnésio também favorecem a saúde da pele
Uva
Contém um alto teor de antioxidantes que atuam diretamente no combate à eczemas, psoríase, e outras inflamações da pele que causam muito incômodo.
Alcachofra
Ao consumir este vegetal, estamos ingerindo antioxidantes e vitamina C, que contém propriedades anti-inflamatórias. Este alimento também possui alto teor de fibras em sua composição, que auxilia na remoção de
toxinas.
A alcachofra também ajuda no funcionamento do intestino deixando mais regulado.
Arroz integral
É uma poderosa fonte de vitamina B, que atua no controle da produção de hormônios, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas.
Melancia
Por ter muita água, a melancia é uma forte aliada de quem necessita hidratar a água. Esta fruta contém substâncias importantes para o organismo como por exemplo, C, B6, e A.
Figo
O figo pode diminuir as inflamações da pele, e ainda possui substâncias como vitaminas B, C, Fósforo, Potássio, Cálcio, e o Ômega 3.
Água
A água ajuda a hidratar a pele, e ainda facilita a eliminação de toxina por meio da urina. Devemos consumir pelo menos 2 litros de água por dia.
Que alimentos podem atrapalhar o tratamento?
Durante o tratamento é necessária uma dieta com baixo índice glicêmico, e evitar consumir os seguintes alimentos:
Açúcar simples
O açúcar comum pode aumentar o processo de produção de insulina, gerando inflamações e afetando a nossa imunidade.
Gordura saturada
A gordura saturada pode afetar a produção hormonal, e se a pessoa não tem uma boa alimentação à base de vitaminas, proteínas, etc, as chances de aparecer uma espinha é muito maior.
Soja
Pode atrapalhar a produção de hormônios no corpo, e se os hormônios estão desequilibrados é possível desenvolver acne hormonal.
Excesso de carne
Pessoas propensas a terem acne devem ter cuidado com o consumo de carne, não é para ser radical, afinal carnes possuem proteínas necessárias ao organismo, o que devemos fazer é reduzir o consumo e deixar nossa alimentação mais equilibrada.
Inclua mais vegetais, frutas e água, e diminua o consumo da carne em torno de duas vezes na semana, ao longo do tempo já será possível notar uma diferença. É necessário também evitar o excesso de Laticínios.
A alimentação pode facilitar o tratamento, mas é importante que haja uma reeducação alimentar para que o processo tenha bom resultado.
Se possível, peça orientação a um nutricionista, e ele irá preparar um cardápio de acordo com suas necessidades.var /*674867468*/