A creatina é um dos suplementos mais estudados e sua eficácia é garantida cientificamente. É encontrada em proteínas de origem animal, e pode ser uma aliada ao desempenho esportivo.
O que é a creatina e porque é tão boa para o organismo?
A creatina é um recurso ergogênico, especialmente efetiva em modalidades de alta intensidade e de curta duração. De forma simples, atua reciclando energia, retardando a fadiga, garantindo maior resistência e melhor recuperação.
Trata-se de um composto existente nas fibras musculares, formado por 3 aminoácidos:
● Arginina;
● Glicina;
● Metionina.
Veja alguns benefícios da creatina na prática esportiva:
- Elevação de água intramuscular;
- Aumento de fibra muscular;
- Aumento da força e resistência;
- Melhor desempenho nos treinos;
- Evita o catabolismo muscular;
- Menor tempo de recuperação.
Outros benefícios:
Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, um dos principais benefícios da creatina é desacelerar o processo de envelhecimento e proteger nosso sistema nervoso. Alguns estudos demonstraram melhora em doenças neurodegenerativas como o Parkinson, e o Alzheimer.
Apesar de polêmica, está mais do que confirmado, que a suplementação não causa problemas a saúde. Do contrário, cada dia são descobertas novas utilidades da creatina também no uso clínico, como no diabetes tipo II por exemplo.
Engorda?
O que determina o ganho de peso é o conjunto de hábitos irregulares. Apesar da creatina ser mais utilizada por quem busca ganho de massa, ela também é útil no processo de emagrecimento em praticantes de atividades físicas.
Como consumir?
Nisso é onde as pessoas mais erram, vejo pessoas ingerindo somente quando treinam, no pré-treino e em jejum, com doses e protocolos errados.
A creatina é de uso crônico, com melhor efeito no pós-treino e melhor absorvida com alguma fonte de carboidrato, facilitando a liberação de insulina pelo pâncreas.
A creatina pode ser uma grande aliada aos que querem melhorar seu desempenho nos treinos, mas é importante ter bom senso e orientação profissional.var /*674867468*/