Os conhecidos superalimentos nada mais são do que frutos da terra ricos em nutrientes naturais (como antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais etc). Porém é importante ressaltar que a palavra superfood, é uma ferramenta de marketing projetada para aumentar lucros e que nenhum alimento sozinho tem a capacidade de curar ou tratar doenças, mas pode ser um valioso aliado na prevenção delas.
Quais são os superalimentos?
São alimentos que possuem alto valor nutricional, mesmo em pequenas quantidades. Veja alguns deles:
Chia, linhaça
São fontes de fibras e gorduras boas, sendo que duas colheres de sopa ao dia fornecem boas quantidades de Ômega 3, potente protetor cardiovascular.
Ovos
Composto por proteína de alto valor biológico, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, é considerado um alimento completo, além de aumentar a saciedade.
Sementes de cânhamo
Boa fonte proteica, por conter todos os aminoácidos essenciais. Rica em minerais, vitaminas e fibras. Auxilia na saúde da pele, cabelo e unhas, na regulação do intestino, na redução do mau colesterol, ajuda a regular o açúcar no sangue.
Quinoa
Rica em proteínas, contém excelentes quantidades de minerais, como magnésio, ferro e zinco. Uma ótima opção em dietas vegetarianas. Possui ômega 3 e fibras (assim como a aveia) que ajudam a reduzir níveis de colesterol e melhora a função intestinal.
Brócolis
Contém antioxidantes, componentes que combatem os radicais livres, evitando danos celulares, ferro, vitamina C e vitamina K, cálcio e proteínas.
Açaí
O açaí é extremamente antioxidante, propriedade que o torna útil na prevenção de cânceres. Rico em cálcio que auxilia na contração muscular e formação óssea, manganês, magnésio, vitamina E, fibras e gorduras boas. Por ser um alimento energético é muito utilizado por quem pratica atividades físicas.
Cacau
Rico em flavonóides, que é poderoso antioxidante. Possui uma enorme fonte de minerais e vitaminas, como o cobre, potássio, cálcio, magnésio, cobre e selênio. Atua na saúde mental, pois contém triptofano que é responsável por produzir a serotonina, que promove o bem-estar. Além de reduzir o colesterol ruim (LDL), ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol (HDL).
Além desses exemplos, temos o licopeno do tomate, as castanhas, azeite, abacate, kefir, gengibre, mirtilos, cranberrys, espinafre, lentilha.
Os benefícios existem, mas não são uma fórmula milagrosa, faça o uso com consciência, pratique exercícios físicos, hidrata-se! A base para saúde e qualidade de vida é uma alimentação equilibrada, natural, livre de excessos e produtos industrializados, sendo assim os superalimentos são úteis, converse com seu nutricionista para melhor adequação aos seus objetivos : )var /*674867468*/