O que é dieta cetogênica? Veja como fazer e quais os benefícios e riscos
Você já ouviu falar da dieta cetogênica? Trata-se de um cardápio rico em gorduras e restrito em carboidratos.
Contém boa quantidade de proteína, sendo uma alternativa para quem quer emagrecer. Isso porque, a dieta faz com que o corpo use a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação.
Fazê-la, com a orientação de um nutricionista, pode ser satisfatório para a redução de gordura corporal. Quer saber mais sobre a dieta cetogênica? Continue lendo este texto.
Como funciona a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica realiza a redução drástica de carboidratos na alimentação, que serão cerca de 10 a 15% das calorias diárias totais. Mas há fatores que podem variar, de acordo com o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.
Há o aumento de alimentos rico em gorduras, como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.
A proteína corresponde a cerca de 20% das calorias diárias, presente em carnes, frango ou peixe, que devem ser consumidos no almoço e no jantar. Ovos e queijos podem ser incluídos nos lanches.
Inicialmente o organismo passará por uma adaptação à dieta, cujo tempo varia de acordo com cada indivíduo.
Sintomas como cansaço excessivo, letargia e dor de cabeça podem surgir nos primeiros dias, pois o organismo está se adaptando a produzir energia através da gordura. Estes sinais melhoram quando o corpo está adaptado.
E quais os benefícios?
Fazer a dieta cetogênica é vantajoso para quem tem pré-diabetes, pois haverá a regressão de carboidratos e menos insulina no corpo, usando a gordura corporal como fonte de energia para o cérebro. Para quem precisa emagrecer e portadores de doenças como câncer e epilepsia.
Serão produzidos corpos cetônicos e estes vão servir de combustível para o cérebro e diminuindo a necessidade de consumir carboidratos.
Há riscos?
Reduzir os carboidratos é arriscado devido aos sintomas que pode causar ao corpo, como náuseas, fadiga e dores de cabeça.
Mesmo que seja comum na fase de adaptação, cada organismo pode responder diferente e levar à complicações na saúde. A curto prazo, pode levar à desidratação, à hipoglicemia (diminuição da quantidade normal de açúcar no sangue), à vômitos e à diarreia. É uma estratégia de curto prazo, dificilmente usada como estilo de vida.
Portanto, é importante sempre consultar um profissional antes de aderir a qualquer tipo de dieta.
Agora que você já aprendeu mais sobre dieta cetogênica, converse com seu nutricionista e veja se essa é uma estratégia válida para o seu caso.
var /*674867468*/