Conheça quais efeitos que o consumo de açúcar gera em nosso corpo
O açúcar costuma estar presente na rotina diária da maioria das pessoas. Pode ser no chocolate, doces após as refeições, no cafezinho ou até mesmo em outras bebidas, o sabor é tentador.
Mas como qualquer alimentos que ingerimos, o açúcar gera impactos em nosso organismo, que podem ser tanto positivos quanto negativos.
A regra de evitar doces se tornou comum, para evitar o ganho de peso e também complicações na saúde. Para saber mais, continue a leitura deste artigo e veja quais são os impactos que o açúcar gera em nosso organismo. Acompanhe!
Os riscos do açúcar
Alimentos que são ricos em açúcar contém alto poder glicêmico, que apesar de ajudar na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor, se ingerido em excesso contribui para a obesidade e doenças crônicas.
Quando se consome muito açúcar, o pâncreas produz mais insulina com o objetivo de normalizar as taxas de glicose no sangue. Contudo, a grande demanda fará com que o órgão não dê mais conta de produzir. Ou que produza uma insulina incapaz de realizar sua função, gerando quadros de resistência à insulina e até mesmo diabetes.
E outro grande risco do excesso de açúcar é a obesidade, porque doces são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura. Quando nossa insulina está elevada, o corpo poupa seu estoque de gordura e se preocupa em usar a energia que está disponível, neste caso a energia dos carboidratos.
Envelhecimento precoce: O açúcar em excesso produz radicais livres, moléculas que desencadeiam efeito tóxico em nosso organismo como o envelhecimento precoce das células, acelerando o processo de surgimento de rugas, embranquecimento dos fios de cabelo.
Doenças cardiovasculares: O consumo constante de açúcar promove o acúmulo de gordura no corpo e consequências como a diminuição do colesterol bom (HDL), aumento dos níveis de triglicerídeos e da pressão arterial regular.
Complicações bucais como cáries, proliferações de bactérias e placas, inflamação nas gengivas é comum em pessoas que comem muitos doces. Além disso os doces são alimentos de baixo valor nutricional, então consumimos calorias vazias ao invés de uma refeição nutritiva, favorecendo as deficiências nutricionais.
O excesso de açúcar atrapalha nosso sistema imunológico a trabalhar com eficiência, abrindo espaços para outras complicações. Outra queixa muito relatada é a baixa energia, falta de disposição, memória, libido em pessoas que consomem muitos doces.
Pode desorganizar nossa flora intestinal, diminuindo as defesas, favorecendo quadros de candidíase de repetição, disbiose, infecções, enxaquecas, problemas de pele como acne.. Isso porque as bactérias usam o açúcar como fonte de energia e se proliferam.
Tudo pode ser consumido de forma equilibrada, mas já sabemos que os brasileiros consomem muito mais açúcar do que o recomendado. Não é a toa que o número de obesos e doentes crônicos só aumentam, não é mesmo? Pense nisso e organize sua alimentação!
var /*674867468*/